No intuito de refletir, aprimorar metodologias e qualificar a execução do serviço de acolhimento em família acolhedora, foi iniciada no último dia quatorze (14/10) a formação inicial da equipe do serviço. O tema discutido foi o “Marco histórico e legal da infância e adolescência brasileira”, com reflexões importantes sobre a trajetória da assistência à infância, a cultura da institucionalização, o cuidado entre as famílias e as principais revisões legais que permeiam o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Política de Assistência Social.
“Esse foi o primeiro de 06 encontros que teremos, onde nossa equipe poderá trocar conhecimentos e experiências sobre diversas temáticas, como a habilitação de novas famílias acolhedoras e o acompanhamento ao acolhido, à família de origem e acolhedora, dentre outros assuntos cruciais ao acolhimento” afirmou a coordenadora do SFA, Cristiane Bronzoni Cecato.
A formação inicial é uma etapa fundamental para os profissionais que executam o serviço, e está prevista nas Orientações Técnicas para os Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (2009).
Cabe lembrar que, além da formação acadêmica, é fundamental possuir habilidades e conhecimentos técnicos para assumir os desafios dos serviços de acolhimento, ter motivação, aptidão para o cuidado, disponibilidade afetiva e estabilidade emocional.
Todos esses aspectos são considerados para oferecer um serviço que assegure o melhor interesse das crianças e adolescentes no contexto de acolhimento.
Já conhece o Serviço Família Acolhedora? Entre em contato e se cadastre no formulário do site ou no telefone (27) 99742-9658.