No intuito de oportunizar às crianças e adolescentes afastados do convívio familiar o cuidado individualizado, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Fundação Fé e Alegria do Brasil, inaugurou no último dia dez (10) de outubro, o novo espaço físico para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
A solenidade contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Cintya Silva Schulz, do Coordenador local da Fundação Fé e Alegria do Brasil, Vilmar Burzlaff, do Prefeito Municipal de Vitória, Lorenzo Pazolini, da família acolhedora, Maria Auxiliadora Oliveira Coutinho e de demais autoridades como a Dra. Ana Lúcia Ivanesciuc de Vallim Braga Hipólito, Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Vitória, representantes da Câmara de Vereadores e Secretários de outras pastas. Participaram também trabalhadores da assistência social, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias.
Sobre o Serviço Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora está inserido na Alta Complexidade da Política de Assistência social e dedica-se ao acolhimento de crianças e adolescentes afastados de seus lares por medida de proteção. Isso se dá quando, por motivo de fragilização para o cuidado e a proteção por parte da família, a criança precisa ser retirada do ambiente familiar e é encaminhada ao acolhimento institucional. Com o advento do Acolhimento Familiar em Família Acolhedora, para além da modalidade institucional, essas crianças passam a contar com a possibilidade de, temporariamente, serem inseridas na rotina de uma família previamente cadastrada, até que a equipe técnica do serviço, em conjunto com a justiça, faça os encaminhamentos necessários para o retorno ao lar de origem ou para a adoção.
Podem se tornar família acolhedora, pessoas acima de 25 anos, que residam no município de Vitória e estejam dispostas a oferecer cuidado, afeto e proteção. O acolhimento é temporário, feito voluntariamente por meio de um Termo de Guarda Provisória emitido pela autoridade judiciária, destinado à família acolhedora cadastrada e capacitada para a função.
São acolhidos crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, através de medida protetiva determinada judicialmente, quando esgotadas todas as possibilidades de estar na família de origem. Durante o acolhimento no serviço, a família acolhedora é responsável por assegurar os cuidados de saúde, educação, alimentação, além de proteger e proporcionar afeto à criança/adolescente acolhido.
São acompanhadas pelo serviço até 15 famílias acolhedoras, através de equipe composta por coordenação, assistente social, psicóloga, pedagoga, auxiliar de escritório, serviços gerais e motorista.
Conheça o Serviço Família Acolhedora Vitória através do site www.familiaacolhedoravitoria.org ou ligue (27) 99742-9658.