fbpx

O serviço de acolhimento familiar “Família Acolhedora” no município de Vitória foi implantado através da Lei Municipal nº 6.708/2006, sendo inicialmente executado por gestão direta da Secretaria Municipal de Assistência Social – Prefeitura Municipal de Vitória. A partir de outubro de 2016, o serviço passou a ser desenvolvido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, através da parceria estabelecida com a municipalidade, que tem como objetivo principal o fortalecimento e aprimoramento das ações, garantindo a constituição de uma equipe técnica específica com atuação continuada, além da realização de investimentos necessários para uma ampla divulgação da modalidade junto aos munícipes, visando a captação de novas famílias acolhedoras, indispensáveis à ampliação do serviço.

A partir de sua inserção no Programa Viva a Vida, o Serviço Família Acolhedora funcionou, por alguns meses, em uma sala anexa ao Centro de Vivência I, contando inicialmente com uma equipe psicossocial, coordenada diretamente pela coordenadora geral do Programa Viva a Vida.

No mês de setembro de 2017 o Serviço Família Acolhedora passou a funcionar em espaço físico próprio, a partir do qual se dá a atuação da sua equipe, integrada por uma coordenadora, uma assistente social, um psicólogo, uma pedagoga e uma auxiliar administrativa. Vale ressaltar que a equipe já havia sido completada no início do segundo semestre de 2017, de forma a atender às determinações da Lei Municipal nº 6.708/2006.

As ações de divulgação da modalidade de acolhimento familiar, desenvolvida pelo Serviço Família Acolhedora, foram iniciadas ainda em 2016, despertando o interesse de algumas famílias em assumir a condição de “família acolhedora”. Assim, no mês de março de 2017, foram iniciadas as atividades de formação para as novas famílias candidatas ao acolhimento familiar em Vitória. Trata-se de uma etapa importante de vinculação das famílias ao serviço, na qual elas são estimuladas a se perceberem enquanto famílias acolhedoras, partilhar seus medos e dúvidas, e até mesmo de avaliarem sua perspectiva de adesão ao serviço. Concomitantemente, se intensificaram os debates e propostas em torno das ações já realizadas no Município, em face de discussão nacional e internacional da priorização do acolhimento familiar para crianças e adolescentes afastados do seu convívio familiar, especialmente para as crianças de 0 a 03 anos de idade.

No ano de 2021, a gestão e execução do Serviço Família Acolhedora passou a ser realizada de forma direta pela Secretaria Municipal de Assistência Social, perdurando até agosto de 2022, quando novamente a Fundação Fé e Alegria retomou os trabalhos em parceria com a municipalidade. Considerando as perspectivas de expansão do serviço, bem como para facilitar o acesso das famílias e usuários, o mesmo foi transferido para outro imóvel, localizado no bairro de Jucutuquara – Vitória – ES.

“A ideia de família acolhedora é propor uma nova vivência de família. Eu acolhi um de 3 anos, a quem foi preciso ensinar coisas simples, como dar tchau, dar beijo e abraço”.

Depoimento
Renata Alves Ribeiro, SFA

“A gente pensa que no acolhimento o vínculo é o problema, mas na verdade é a solução!”

Depoimento
Fabíola Alvez Ribeiro, SFA